06 abril, 2017

semi-vegetarianismo


sou adepta do semi-vegetarianismo. e foi (é?) um longo processo.

começou há pouco mais de seis meses. quando decidi que carne só nos finais de semana.
começou há mais ou menos dois anos atrás. quando eu decidi que umas duas ou três vezes na semana eu queria cozinhar pratos vegetarianos.
começou há uns quatro ou cinco. quando eu descobri a campanha 'quinta vegetariana' e na quinta-feira era dia de cozinhar sem carne.
começou há uns 16 ou 17 anos atrás. quando eu decidi näo comer mais carne por questöes éticas e de sustentabilidade. durou seis meses por questöes de (meodeos, eu adoro uma) picanha.

e em 16 ou 17 as divagaçöes éticas e sustentáveis näo mudaram. nem o gosto pelo salmäo grelhado e pela maminha. entäo o jeito foi dar um jeito e fechar um compromisso comigo mesma. e esses últimos seis meses tem me deixado muito satisfeita comigo.

pra mim, o semi-vegetarianismo tem funcionado assim:

de segunda a sexta tem curry, tem pasta, tem gratinado, tem lasanha, tem wrap, tem wok, tem churrasco, tem... tantos gostos diferentes. só näo tem carne (nem coisas que imitem carne tipo hamburguer de soja ou linguiça de tofu).

e no fim de semana tem carne e peixe. da peixaria do bairro e do açougue da fazendinha de produçäo sustentável.

tenho testado inúmeras receitas novas e experimentado com gräos e legumes até entäo deconhecidos. o pinterest foi uma ajuda enorme no começo e agora tenho usado também livros de receitas. e foi muito mais fácil e gostoso do que eu imaginei. quero continuar com os experimentos e quero colocar mais receitas e relatos aqui... porque vai que alguém se anima, né?!

5 comentários:

  1. Esperando as receitas viu?
    Mega coincidencia: namo commentou duas semanas atrás que estávamos comendo muita carne (tipo todo dia... duas vezes por dia) e perguntou se não fazia mal.. pesquisei e quando vc vê nr. de doenças relacionadas ao consumo de carne (especialmente vermelha) ou de carne branca com hormonio vc assusta... e agora a onda pegou aqui em casa: carne só no fds (nesse mesmo esqueminha de vcs!) e tá bem bom viu! (fui vegetariana por cinco anos mas isso ja faz quase 10 anos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tá täo difícil tirar a poeira desse blog. mas enfim... tô testando as receitas e logo menos väo aparecer umas por aqui.

      Excluir